Águas do Norte e UTAD organizam o Seminário " A água no futuro. Investigação em ambiente empresarial "


O seminário vai contar com a presença do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Presidente da Câmara de Vila Real, do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte e do Presidente do Conselho de Administração da AdP - Águas de Portugal, e vai ter lugar no próximo dia, 5 de março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

No âmbito da atividade que desenvolve no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, cuja exploração e gestão lhe está atribuída, a Águas do Norte, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai promover a realização do Seminário “A água no futuro. Investigação em ambiente empresarial”, o qual terá como destinatários, não só todos os Utilizadores (Municipais e Finais) do referido sistema, como também todas as partes interessadas que se constituam como potenciais e futuros beneficiários dos recursos gerados na atividade de tratamento de águas residuais. O Seminário vai ter lugar no próximo dia 5 de março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no auditório de Geociências, e tem como grande objetivo a consciencialização da sociedade para a temática da água.

Tendo em consideração a dinâmica na apresentação das candidaturas ao PRR, que versaram genericamente o tema da Economia Circular, com especial enfoque na ApR – Água para Reutilização e nos Biossólidos - composto para valorização agrícola, foi entendido que a organização deste seminário, para além da UTAD e da Águas do Norte, deveria igualmente envolver outras partes interessadas que possam aportar a esta temática uma reconhecida capacidade técnica e valor acrescentado.

A água é um recurso vital que desempenha um papel fundamental em várias indústrias e setores empresariais. Com a crescente procura de água, não só para uso agrícola, mas também para as atividades domésticas e industriais, devido ao aumento da população global e às mudanças climáticas, a gestão sustentável da água tornou-se uma preocupação central.

Sendo a crescente escassez de água uma preocupação global, as diversas entidades estão cada vez mais conscientes dos riscos associados à disponibilidade de água, sendo a Gestão de Riscos Hídricos um fator cada vez mais determinante no sector empresarial, público e privado.

A inovação em tecnologia de tratamento de água reflete-se no crescente desenvolvimento de tecnologias de tratamento de água mais eficientes e sustentáveis. Isso inclui o desenvolvimento de métodos de tratamento de água mais avançados, como os processos de osmose reversa e de membranas avançadas, além de tecnologias inovadoras para remoção de poluentes e contaminantes.

As empresas investem cada vez mais em programas de educação e sensibilização para os trabalhadores, clientes e comunidades locais sobre a importância da conservação da água e boas práticas de uso, através de campanhas de sensibilização pública.

Sobre a Águas do Norte
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Sobre a UTAD
Sediada em Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é uma instituição que se pauta pela excelência na qualidade do ensino, da investigação, da inovação e da extensão à comunidade.
Entregar a todos os alunos a melhor experiência de aprendizagem, formando profissionais competentes e cidadãos com espírito crítico é a missão da academia transmontana. Em paralelo, procura-se a dianteira do conhecimento científico, sempre em sintonia com as necessidades da sociedade e das empresas, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País e, também, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo um importante fator de coesão territorial.
A UTAD é, também, um destino universitário cada vez mais global, multicultural e inclusivo, onde o talento e a ciência se cruzam nas soluções para os problemas da sustentabilidade do planeta, em estreito cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre o CITAB
Com sede na UTAD, o Centro de Investigação em Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) é composto, atualmente, por 239 investigadores e bolseiros. Neste momento, estão em curso 43 projetos nacionais e internacionais nos quais a investigação do CITAB desempenha um papel decisivo. Criada em 2007, esta Unidade de Investigação e Desenvolvimento é constituída por uma equipa com expertise em várias áreas do saber que vão desde as ciências fundamentais, como a biologia ou a química, até aos mais variados ramos da engenharia. Este caráter multidisciplinar do CITAB traz vantagem competitiva na abordagem das diferentes temáticas, nomeadamente na resposta aos desafios societais emergentes e correspondentes processos de transição. O CITAB recebeu a classificação de “Muito Bom” no último exercício de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).