Unidade Laboratorial de Vila Real da Águas do Norte com acreditação IPAC


No âmbito da atividade desenvolve enquanto entidade concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, a Águas do Norte concretizou a auditoria externa ao Laboratório da empresa (LabAdNorte), a qual foi realizada pelo Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC).


Desta forma, a nova unidade laboratorial da empresa, localizada em Vila Real e com competências em águas residuais e águas naturais doces, obteve a respetiva acreditação. Desta forma o laboratório da Águas do Norte (LabAdNorte), nas suas duas unidades laboratoriais instaladas na ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, e na ETAR de Vila Real, encontra-se já acreditado nas duas componentes associadas à atividade desenvolvida pela empresa no âmbito da concessão que lhe está atribuída, o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais.


Devido ao crescimento do número de análises e implementação de novas técnicas analíticas, está assim potenciada uma maior internalização dos controlos analíticos, com vista à diminuição da dependência de prestadores externos. Tendo esta necessidade sido identificada em 2021, foi então proposta a expansão da atividade do Laboratório para a atividade de saneamento de águas residuais, dando resposta a uma das maiores lacunas que se verificava no seu campo de ação.


Em consequência, no início de 2022 foi criada a Unidade Laboratorial (UL) de Vila Real (já existente como laboratório de apoio de processo), que foi agregada ao LabAdNorte já existente.


Em junho de 2023, foi realizada a primeira auditoria interna, com o objetivo de confirmar a adequada preparação ao pedido de extensão da acreditação da UL Vila Real. Depois de reunida e avaliada toda a informação necessária, em novembro de 2023 foi concretizada a primeira auditoria IPAC, tendo sido avaliados com sucesso todos os parâmetros propostos, num total de nove, em duas matrizes, água residual (efluente tratado) e água natural doce superficial.


Com a instalação desta nova unidade, cujo foco principal é o controlo analítico legal na Região Operacional do Douro, foi possível concretizar uma melhoria bastante significativa na eficácia de resposta e na disponibilização interna da informação correspondente à atividade desenvolvida pela Águas do Norte.


Este reconhecimento, atribuído por uma entidade externa cuja competência é devidamente reconhecida, comprova a competência da equipa e o bom trabalho realizado diariamente nas duas unidades do Laboratório da Águas do Norte.


undefined


2024-06-14