Águas do Norte implementa sistema de telegestão no subsistema de abastecimento de São Jorge


A Águas do Norte, entidade responsável pela gestão do abastecimento de água e saneamento de águas residuais no Norte de Portugal, deu um passo significativo na modernização e eficiência da gestão de abastecimento de água no subsistema de São Jorge. Esse progresso foi obtido através da implementação de um sistema de telegestão que integra cerca de cem infraestruturas, principalmente Reservatórios e Estações Elevatórias.

A adoção deste sistema de telegestão representa um passo crucial na modernização e controlo das variáveis operacionais de parte da rede de abastecimento que serve os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Caminha. A capacidade de supervisão remota e em tempo real, que este sistema possibilita, permite uma resposta imediata a eventos e falhas, maximizando a eficiência operacional e reduzindo custos.

Este investimento, realizado no âmbito da empreitada GAE-O0795, teve a duração de 540 dias, totalizando um valor de 475.480 EUR, dos quais 341.240 EUR correspondem à execução física do projeto, sendo o valor remanescente relativo à promoção e divulgação, fiscalização, capitalização de custos e investimentos necessários para a efetivação de ramais elétricos.

Com a implementação deste projeto a Águas do Norte reafirma o seu compromisso com a excelência na prestação de serviços. Através da inovação e melhoria contínua, a empresa visa otimizar e controlar o sistema de distribuição de água, combater perdas e elevar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes.

undefined