Águas do Norte recebe na ETAR do Ave comitiva técnica da Water Technology Alliance (WTA)


No passado dia 22 de janeiro, a Águas do Norte recebeu, nas instalações da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ave, no município de Vila do Conde, uma delegação técnica da Water Technology Alliance (WTA). Esta infraestrutura, integrada no Centro de Exploração do Minho Litoral, serviu para a troca de conhecimentos e experiências entre as duas entidades de referência no setor da gestão e tratamento de águas.

A Water Technology Alliance é uma organização dinamarquesa de reconhecida relevância internacional, que visa fomentar a disseminação de know-how especializado e soluções de ponta para os desafios do setor hídrico. Desenvolvida em estreita colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e a Agência Dinamarquesa de Proteção Ambiental, a WTA conta ainda com o apoio de empresas públicas de serviços de água e de líderes tecnológicos, reforçando a posição da Dinamarca como uma referência global em tecnologias sustentáveis de gestão hídrica.

A visita inseriu-se no âmbito de uma parceria estratégica entre a Águas do Norte e a WTA, com o propósito de potenciar sinergias e partilhar boas práticas no domínio do tratamento de águas residuais. Este intercâmbio de conhecimento técnico e inovação reflete o compromisso conjunto com a sustentabilidade ambiental e a transição para modelos empresariais mais verdes, promovendo os princípios da economia circular e da gestão eficiente de recursos.

Reconhecida como um dos pilares do saneamento na região Norte de Portugal, a Águas do Norte destacou as suas abordagens inovadoras e soluções tecnológicas aplicadas à gestão das suas infraestruturas. Por sua vez, a comitiva da WTA apresentou as mais recentes inovações desenvolvidas na Dinamarca, com enfoque em estratégias para a eficiência energética, redução de emissões de carbono e otimização do uso de recursos, reafirmando o seu compromisso em liderar a transformação do setor.

A Water Technology Alliance desempenha um papel essencial na promoção de pontes de colaboração internacional entre os setores hídricos da Dinamarca, Europa e América do Norte. A sua missão, centrada na inovação e na sustentabilidade, traduz-se na capacitação de empresas e serviços públicos para enfrentarem os desafios ambientais globais, através da adoção de tecnologias vanguardistas e práticas resilientes.

Para além da delegação técnica da WTA, composta por Holger Suhr, Sector Expert Water, DK, Bruno Durá, Senior Advisor Water, ES e Cátia Martinho, Senior Trade and Political Officer da Embaixada Real da Dinamarca, foram anfitriões da Águas do Norte os colegas, Nuno Aguilar, Cristina Gonçalves, José Carreiras e Sérgio Gomes.

A Águas do Norte agradece à Water Technology Alliance a disponibilidade para esta visita, enaltecendo o valor desta troca de experiências como um catalisador para a inovação e a sustentabilidade no ciclo urbano da água. Este momento simbolizou não apenas o fortalecimento de relações institucionais, mas também um avanço significativo no compromisso conjunto com um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável.

undefined