Aprovada candidatura da Águas do Norte ao Concurso AdP Inovação Proativa


Foi aprovada a candidatura apresentada pela Águas do Norte ao Concurso AdP Inovação Proativa - 2ª Edição 2023/2024, o qual visa a atribuição de apoios financeiros por parte da AdP – Águas de Portugal, SGPS, que delega na AdP VALOR a sua operacionalização e gestão. A candidatura em causa foi apresentada através de uma parceria entre a Águas do Norte e a Águas do Tejo Atlântico, sendo esta a entidade coordenadora do projeto.

O projeto, cujo desenvolvimento foi agora aprovado, designado como “Soluções Inteligentes para Sustentabilidade, Otimização da Digestão Anaeróbia com IA -SmartDAI”, tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica que deverá possibilitar uma maior otimização, eficiência e sustentabilidade dos processos de digestão anaeróbia, por meio da aplicação de técnicas de inteligência artificial. Esta abordagem não apenas aprofunda a compreensão dos processos envolvidos na digestão anaeróbia, como também oferece soluções práticas para aperfeiçoamento da eficiência do sistema.
Tendo a vista a implementação dos trabalhos a desenvolver, foram definidos dois casos de estudo: a Fábrica de Água (FA) de São João da Talha, em Lisboa, e a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Sousa, em Lousada.

O projeto, com data de início prevista para janeiro de 2025, vai ter a duração de dois anos, sendo o orçamento global elegível de 155.507 EUR, dos quais 73.857 EUR foram atribuídos à Águas do Norte.

A aplicação de técnicas avançadas de IA podem desempenhar um papel fundamental na otimização da eficiência e sustentabilidade dos processos de tratamento de água. A digestão anaeróbia (DA) consiste num processo de decomposição biológica de matéria orgânica, resultando na produção de biogás. Qualquer variação, como mudanças na carga orgânica de entrada, temperatura, pH, potencial redox, ou concentração de substâncias inibidoras e nutrientes, pode resultar em alterações significativas na produção de biogás, podendo até mesmo inibir o processo.

Devido à quantidade de variáveis intervenientes e à complexidade do processo, é fundamental a monitorização e controlo dos parâmetros para manter o digestor a operar de forma estável e eficiente. Assim, a utilização estratégica da IA neste contexto não apenas visa elevar a produtividade, analisar e otimizar os parâmetros operacionais do processo de digestão anaeróbia, mas também garantir a tentativa de aumento da produção de biogás e energia elétrica e, igualmente relevante, a minimização do impacto ambiental associado.