Águas do Norte celebra 10 anos da parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste


O Sistema de Águas da Região do Noroeste, que agrega numa única entidade gestora – Águas do Norte – a exploração das redes municipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “baixa” dos Município de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, comemora neste dia uma década de atividade, a qual foi marcada por grandes avanços na qualidade dos serviços de abastecimento de água e de saneamento que são prestados aos respetivos municípios.


Desde a criação deste sistema, a Águas do Norte tem investido continuamente na modernização das infraestruturas que o integram, servindo atualmente cerca de 93.000 clientes. Por sua vez, no ano de 2024 forneceu aproximadamente 3,5 milhões de m3 de água, tendo recolhido cerca de 5,6 milhões de m3 de águas residuais, garantindo dessa forma uma maior eficiência e sustentabilidade para a população servida.


Ao longo desses 10 anos, a Águas do Norte realizou importantes investimentos para ampliar e melhorar os serviços prestados, na expansão das redes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, beneficiando milhares de famílias, garantindo um fornecimento de água mais seguro e de qualidade e apostando na preservação dos recursos hídricos e na redução de perdas de água nas redes de abastecimento.


Para os próximos anos, e no âmbito das responsabilidades que lhe estão atribuídas, a Águas do Norte irá apostar no reforço do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, através da utilização de novas tecnologias e de soluções mais inteligentes para otimizar os processos operacionais e prestar um serviço público de excelência na região.


A celebração da uma década de atividade no âmbito do Sistema de Águas da Região do Noroeste reforça o compromisso da Águas do Norte em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades servidas, com responsabilidade ambiental e projetando um futuro promissor para o setor.

 

undefined