Águas do Norte moderniza os Sistemas de Automação e Supervisão em infraestruturas de saneamento dos Municípios de Bragança e Vinhais


O projeto de modernização os sistemas de automação e supervisão nos subsistemas de águas residuais existentes localidades de Izeda, Rebordelo e Vinhais, nos Municípios de Bragança e de Vinhais, tem como objetivo a melhoria da eficiência e da fiabilidade das infraestruturas de tratamento de águas residuais, garantindo uma gestão mais sustentável e eficaz dos recursos hídricos. Com a adoção de tecnologias avançadas de automação e supervisão, os respetivos processos de monitorização e controlo serão otimizados, possibilitando dessa forma uma resposta rápida e precisa a possíveis problemas operacionais. Além disso, com a modernização efetuada, pretende-se reduzir os custos operacionais e os consumos de energia, assim como aumentar a qualidade do serviço prestado às populações dessas regiões.

Este investimento, no valor de 80 mil EUR, que teve a duração de dois anos, constituiu uma parte importante no âmbito do esforço contínuo encetado pela Águas do Norte, para garantir que as infraestruturas de tratamento de águas residuais acompanhem o avanço tecnológico e atendam às exigências ambientais atuais.

O projeto representa mais um passo significativo para a estratégia de modernização e aprimoramento dos sistemas de automação e supervisão dos subsistemas da Águas do Norte. Com a implementação dessas medidas, espera-se alcançar uma gestão mais sustentável e eficiente dos recursos hídricos, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.

undefined