Águas do Norte e Município de Vila Nova de Famalicão iniciam a empreitada de abastecimento de água à União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela


Decorreu ontem, na sede da União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, uma cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de abastecimento de água ao Vale de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão. Na cerimónia estiveram presentes o Presidente da CM de V.N. de Famalicão, Prof. Mário Passos, o Vereador do Ambiente da CM de V.N. de Famalicão, Dr. Hélder Pereira, a Vice-Presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, Eng.ª Fernanda Lacerda, e o Presidente da referida União de Freguesias, Sr. Bernardino Martins.

Após um breve discurso de boas-vindas do Presidente da União de Freguesias, o Vereador do Ambiente e a Vice-Presidente da Águas do Norte procederam à apresentação da empreitada, que deverá iniciar-se muito em breve e que inclui não só a construção por parte da Águas do Norte das infraestruturas em “alta”, que permitirão a respetiva ligação ao subsistema de abastecimento de água do Cávado, com origem na ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, assim como a instalação pelo Município de Vila Nova de Famalicão da rede de distribuição de água, em “baixa”, à população residente na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela. Após assinatura do correspondente Auto de Consignação da Empreitada, o encerramento da cerimónia ficou a cargo do Presidente da CM de V. N. de Famalicão, Prof. Mário Passos.
 
O investimento em causa, com o valor total de cerca 4,7 milhões de euros, dos quais 3,7 milhões de EUR serão suportados pela Águas do Norte e cerca de 1 milhão de EUR pelo Município de V. N. de Famalicão, adjudicado à empresa MCA - Manuel Couto Alves, S.A., tem um prazo de execução de 539 dias e vai permitir o aumento da cobertura de abastecimento de água, assim como a resolução definitiva de alguns problemas de fiabilidade que atualmente se verificam no abastecimento de água a este município, reforçando o abastecimento de água às comunidades locais.

O investimento em “alta”, a realizar no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, inclui a construção de cerca de 12 km de condutas adutoras e respetivas estações elevatórias, assim como a construção dos reservatórios de Torre de Cima e de Paço, com cerca de 400 m3 de capacidade cada. No que diz respeito ao investimento em “baixa”, a realizar pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão prevê a instalação de cerca 9 km de rede de distribuição de água, 220 ramais domiciliários e 17 marcos de incêndio.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte e o Município de Vila Nova de Famalicão pretendem resolver os problemas de abastecimento de água a uma parte significativa da população residente neste Município, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

undefined

undefined

undefined