Águas do Norte presente no PURA 2023 – Encontro de Educação Ambiental


A Águas do Norte marcou presença na terceira edição do PURA 2023, que teve lugar em Leiria, no passado dia 26 de maio. Estratégias de comunicação disruptivas para a mudança de comportamento, o futuro da água e da sustentabilidade na sociedade, as formas que as entidades/empresas comunicam em contexto de crise climática, foi o tema da mesa-redonda na qual participou o administrador executivo, Filipe Araújo da Silva, que abordou o tema da aposta da Águas do Norte na Inovação.
 
Educar para o valor da água, educação ambiental para todos, das escolas à comunidade, como normalizar hábitos de reutilização da água, o incentivo ao consumo de água da torneira, ações inovadoras e criativas de cidadania, foram outros dos temas abordados nesta mesa-redonda, que contou ainda com a participação dos H2Off Embaixadores Lídia e Manuel Nascimento, de André Mota, Diretor criativo da Kico, Gui Garrido – Festival Nascentes e Manuel Ferraz – Festival a Porta.

Nesta edição do PURA, a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, teve o intuito de explorar a comunicação como uma ferramenta estratégica na consciencialização coletiva sobre a urgência de alteração de comportamentos em prol do ambiente e, consequentemente, da Humanidade.
Com o propósito de serem reconhecidas pela vertente de sustentabilidade, são cada vez mais as organizações que investem em estratégias de comunicação, demonstrando as respetivas preocupações ambientais e sociais, especialmente em consideração pelas gerações futuras.
Para trabalhar corretamente uma marca, um projeto ou um produto, nunca foi tão crucial combinar esses objetivos com uma comunicação que incorpore a sustentabilidade e a responsabilidade social.

É com esta missão que se realizou o PURA – Encontros de Educação Ambiental 2023, que surgiu direcionado a todos os profissionais do setor da água, bem como todos os interessados no ambiente em geral.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined

undefined