Águas do Norte presente na 4º Edição das Jornadas do Ambiente da UTAD


A Águas do Norte marcou presença na 4ª Edição das Jornadas do Ambiente, que decorreram na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no passado dia 29 de maio. Este evento, realizado pelo Núcleo de Estudantes de Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a decorrer nos dias 29, 30 e 31 de maio, tem o mote na "Semana da Sustentabilidade". Durante esta iniciativa, o público presente contará com 3 dias repletos de comunicações, mesas redondas e workshops sobre vários temas envolvendo o mercado de trabalho, a transição energética, impacte ambiental, legislação, políticas e auditorias, as cidades sustentáveis e a economia circular aplicada à cadeia de alimentação.
 
No decorrer destas Jornadas, realizou-se no dia 29 de maio uma mesa-redonda intitulada "Secas: o desafio estrutural da escassez de água" na qual participou o administrador executivo da Águas do Norte, Filipe Araújo da Silva. Na sua intervenção, na qual abordou a problemática da seca e dos seus efeitos, e quais as formas de mitigação dos mesmos, deu como exemplos projetos e ações lavadas a cabo por esta Concessionária no âmbito da atividade enquanto entidade gestora do setor da água.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined