Águas do Norte selecionada para os prémios Water Europe Innovation Awards 2023


O projeto “Barragens na Palma da Mão”, desenvolvido pela Águas do Norte no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, foi selecionado como um dos candidatos oficiais para os prémios Water Europe Innovation Awards 2023, através dos quais são distinguidas as diferentes áreas de especialização nos serviços de abastecimento de água. Desde o seu lançamento, em 2015, os Water Europe Innovation Awards têm contribuído para aumentar a visibilidade de novas abordagens, soluções e tecnologias inovadoras relacionadas com a água.

Tendo contado com a presença da Águas do Norte e com centenas de participantes de toda a europa na sua edição do ano passado, a conferência anual da Water Europe 'Water Innovation Europe tem vindo a crescer, afirmando-se como um evento marcante do setor de água na europa.

O evento reúne vários os setores de atividade, o que o torna numa plataforma aberta para partilha de informações e networking entre as partes interessadas dentro e fora do setor de água.
A Water Europe anunciará os vencedores durante o jantar da conferência Water Innovation Europe 2023 que terá lugar no dia 21 de junho, em Bruxelas.

No âmbito da atividade que lhe está atribuída, a Águas do Norte explora mais de meia centena de captações de água, maioritariamente superficiais, destacando-se as 26 barragens e açudes distribuídos por toda a área de concessão da empresa. Estas infraestruturas, das quais 16 estão sob responsabilidade direta da empresa, são objeto de observação contínua, inspeção, monitorização e controlo dos vários parâmetros operacionais, da legislação e dos planos de observação em vigor.

Com o intuito de melhorar a sua gestão e facilitar a partilha de informação de forma prática e intuitiva, a Águas do Norte implementou um projeto denominado "Barragens na Palma da Mão", que tem como principal foco a modernização tecnológica das infraestruturas. Apesar de estarem em exploração há vários anos, estas infraestruturas têm um enorme potencial de modernização que permite uma alteração do modelo operacional, com ganhos mensuráveis em termos de segurança, desempenho, eficiência e economia de recursos.

A gestão remota e o conhecimento do comportamento das barragens, nas suas várias dimensões, têm sido essenciais para garantir o seu adequado funcionamento e para cumprir os objetivos de utilização delineados pela Águas do Norte, representando uma abordagem inovadora no panorama nacional. Além disso, o projeto tem sido uma importante ajuda na organização, atuação e antecipação de cenários durante eventos extremos de seca, que têm vindo a tornar-se cada vez mais frequentes, bem como na comunicação com as partes interessadas que acompanham as alterações climáticas e a escassez de água.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined