Águas do Norte duplamente distinguida no Prémio Nacional de Inovação 2025


Num ambiente de grande entusiasmo e orgulho, a Águas do Norte foi distinguida com dois prémios no Prémio Nacional de Inovação 2025, uma das mais prestigiadas iniciativas de reconhecimento da inovação em Portugal. Este feito é o reflexo direto do trabalho, da criatividade e do compromisso de todos os trabalhadores da empresa.

O PNI 2025, promovido pelo Jornal de Negócios, BPI e Claranet em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, a COTEC Portugal e outras entidades, pretende distinguir as melhores iniciativas inovadoras a nível nacional, premiando organizações que impulsionam a transformação dos seus setores.

As candidaturas decorreram até 17 de abril de 2025 e foram avaliadas segundo critérios de impacto, consistência e capacidade de mobilização, por um painel de especialistas de diversas áreas.
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 3 de julho de 2025, na Nova SBE, no Hovione Atrium, perante uma plateia de representantes das mais diversas áreas do tecido empresarial português. Foi neste contexto que a Águas do Norte se destacou, conquistando dois prémios, um na categoria de Agricultura, Alimentação e Bebidas com o projeto Greenvalue, e outro na categoria de Serviços Públicos com o projeto Wikcenter.

O projeto Greenvalue teve como objetivo restaurar terrenos florestais em risco de desertificação no concelho de Alfândega da Fé, através da plantação de diferentes espécies arbóreas. Valorizou lamas provenientes das ETAR da Águas do Norte e estudou a utilização de águas residuais tratadas para irrigação, promovendo a economia circular e mitigando problemas como a perda de solos férteis e o destino de subprodutos das estações de tratamento.

O projeto digital Wikcenter distingue-se pela sua abordagem inovadora, ao criar uma plataforma de referência para a gestão, monitorização e controlo dos sistemas de água no setor dos serviços públicos. Esta solução tem permitido à Águas do Norte integrar, de forma progressiva, tecnologias de informação e operação, promovendo a uniformização dos sistemas industriais e tornando-os mais acessíveis e eficientes. Com o Wikcenter, tornou-se possível tomar decisões mais fundamentadas, otimizar processos operacionais e antecipar respostas a desafios diários com maior precisão. A implementação desta ferramenta reforçou a cultura de inovação e colaboração na organização, consolidando a posição da Águas do Norte como exemplo de transformação digital no setor.

undefined

undefined