- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Águas do Norte presente no 1º Encontro ARNET sobre ciência aquática e políticas públicas
Águas do Norte esteve presente no 1º Encontro ARNET sobre ciência aquática e políticas públicas, um evento organizado pelo laboratório associado ARNET – Aquatic Research Network, que reúne mais de 700 investigadores de ciência aquática do Minho ao Algarve, e realizou o seu primeiro encontro nacional nos passados dias 3 e 4 de julho, na Universidade do Minho. A iniciativa juntou mais de uma centena de cientistas e profissionais da área, que debateram a monitorização ambiental, os riscos emergentes, a biotecnologia e a governação participativa, entre outros desafios.
A sessão de abertura contou com intervenções dos diretores das unidades fundadoras do ARNET, Pedro Raposo de Almeida, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE, Universidade de Lisboa), Cláudia Pascoal, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA, UMinho) e de Sara Raposo, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA, Universidade do Algarve).
Com o tema “Ciência nas políticas públicas: da investigação à decisão”, o programa incluiu apresentações dos cinco domínios de investigação do ARNET, sessões de pitch com cientistas e ainda reuniões temáticas para reforçar a articulação interna da rede.
O segundo dia foi marcado pela mesa-redonda “Monitorizar, avaliar e agir: desafios para a gestão de sistemas aquáticos”, que contou com os oradores convidados António Martinho (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), Frederico Lopes (Águas do Norte), Graça Fonseca (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e Pedro Raposo de Almeida (ARNET) e teve a moderação de Cláudia Pascoal (CBMA, Escola de Ciências da UMinho).
Nestes dois dias de trabalho foram debatidas futuras iniciativas que poderão garantir uma resposta eficaz aos múltiplos desafios da sociedade. O cenário de emergência ambiental precipitada pelas alterações climáticas exige decisões baseadas em saber científico sólido.
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o ARNET integra três centros de investigação e 11 instituições anfitriãs, reunindo 742 investigadores e colaboradores.