- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizou visita técnica às instalações da Águas do Norte
No passado dia 21 julho, uma comitiva proveniente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), composta por professores e estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Geografia, proceder a uma visita a duas das mais importantes infraestruturas de tratamento de água potável e de águas residuais que integram o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, a ETA de Areias de Vilar, em Barcelos e a ETAR do Ave, em Vila do Conde.
No decorrer da mesma, os estudantes e professores da UERJ tiveram a oportunidade de conhecer as práticas sustentáveis e as tecnologias de ponta em gestão de recursos hídricos que a Águas do Norte utiliza na exploração e gestão das infraestruturas que lhe estão concessionadas, tendo sido recebidos pela Vogal do Conselho de Administração da empresa, Cristiana Barbosa e pelos técnicos responsáveis pela respetiva operação.
Durante a visita, na ETA de Areias de Vilar, os participantes puderam conhecer de perto as tecnologias utilizadas no tratamento e distribuição de água potável, bem como os processos de monitorização da qualidade da água, eficiência energética e reaproveitamento de recursos. Da parte da tarde a visita continuou até à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave, onde foi possível verificar e aprofundar os conhecimentos relativos ao tratamento de águas residuais.
A visita, integrada um programa de intercâmbio técnico-científico promovido em parceria com instituições portuguesas de ensino superior, faz parte das estratégias da UERJ para ampliar a internacionalização dos seus cursos, além de aproximar seus alunos das boas práticas de gestão ambiental.
A Águas do Norte, que integra o grupo Águas de Portugal, destaca-se pelos seus projetos de inovação e educação ambiental. A empresa mantém um programa contínuo de visitas institucionais com o objetivo de compartilhar conhecimento e fomentar a cooperação técnica internacional.

