Delegação da Águas do Norte presente em Moçambique



Uma delegação da Águas do Norte, integrada numa missão do Grupo Águas de Portugal, deslocou-se a Moçambique com o intuito de apoiar as autoridades moçambicanas no restabelecimento do fornecimento de água potável às populações das zonas afetadas pelo ciclone Idai.

 

Os três técnicos da Águas do Norte foram escolhidos entre os colegas que se voluntariaram para o movimento “Vamos Apoiar Moçambique”, organizado pelo Grupo Águas de Portugal. Este grupo de peritos integrou a equipa que se deslocou para a província de Tete, na região central de Moçambique, para proceder à verificação de diversas infraestruturas de abastecimento de água da cidade de Tete e da vila de Moatize no sentido de diagnosticar o estado das mesmas e avaliar as obras de reabilitação necessárias para o restabelecimento do seu funcionamento normal.


Os colaboradores Carlos Pinto, Carlos Martins e Vitor Pereira tiveram oportunidade de ouvir algumas palavras de incentivo e agradecimento ao contingente da Águas do Norte antes de partirem para Moçambique, por parte do conselho de administração da empresa, tendo-se procedido à entrega simbólica de uma bandeira da empresa com a alusão à campanha “Vamos apoiar Moçambique”.


A equipa de peritos, constituída por elementos da Águas do Norte e da AdP Internacional, esteve na cidade de Tete e vila de Moatize, tendo procedido à avaliação das intervenções necessárias nos sistemas de abastecimento de água da área operacional daquela região, que foram afetados pela passagem do ciclone Idai, tendo sido identificadas as necessidades mais prioritárias, de curto e médio prazo, para garantir a perenidade do serviço de abastecimento de água à população, bem como os níveis de qualidade exigidos.


Os trabalhos desenvolvidos no terreno foram realizados nos sistemas adutores, na área operacional de Tete, designadamente nos sistemas de abastecimento de águaa de Tete/Antiga, Matundo/Chingodzi, Bairro de Sansão Mutema, Bairro de Canagola, Bairro de Samora Machel, Bairro de Degué e Moatize.


Todos os sistemas adutores foram alvo de deslocação ao local para constatação das infraestruturas/equipamentos existentes nas várias etapas que cada sistema possui, nomeadamente na captação, adução, tratamento e distribuição.


No âmbito desta deslocação foi ainda observado o modo de realização de alguns trabalhos de manutenção preventiva e corretiva das equipas técnicas existentes nos locais, tendo sido possível a transmissão de conhecimentos técnicos que permitam às equipas locais ter uma ideia mais concreta quer da execução de alguns trabalhos, quer da exploração das instalações.

 


undefined

undefined

undefined

undefined