Portas abertas na ETA de Areias de Vilar em comemoração do dia da Europa


Na sequência da comemoração no próximo dia 9 de maio do Dia da Europa, incluído na Semana da Europa, este ano assinalada entre os dias 06 e 12 de Maio, a Águas do Norte foi uma das entidades selecionadas e convidadas a fazer parte das comemorações através de um dia de portas abertas da Estação de Tratamento de Água de Areias de Vilar.

Neste sentido, o projeto “Melhoria do Processo de Tratamento da ETA de Areias de Vilar (S.M.A.A.S. Norte de Portugal)” foi selecionado para figurar como um dos projetos cofinanciados pelo POSEUR para participar na iniciativa «A Europa na minha região» - EU in my Region, apresentando-se por isso de portas abertas para ser visitado por todo o público interessado, durante todo o dia de 9 de maio, tornando mais próximo e direto o contacto com os investimentos comparticipados por fundos europeus.

Neste dia aberto, pretende-se destacar as duas intervenções envolvidas no Projeto, o reforço da linha de tratamento através da instalação de sistema de desinfeção por UV – ultra violeta após a etapa de filtração e a intervenção de reforço da capacidade de pré-oxidação, com instalação de novo gerador de ozono.
Pretende-se com mais esta iniciativa dar a conhecer ao público em geral os processos de tratamento utilizados na produção de água para consumo humano e paralelamente evidenciar a importância dos financiamentos europeus para a concretização destes investimentos.