Sistema Elevatório de Mondim de Basto em fase de início de obra


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução do sistema elevatório de águas residuais de Mondim de Basto, na sequência da adjudicação da mesma à empresa Ramalho Rosa Cobetar - Sociedade de Construções, S.A. O investimento, no valor de cerca de 240 mil euros, tem o prazo de execução de 90 dias.

A construção desta estação elevatória junto do acesso da atual ETAR de Mondim de Basto, bem como de uma conduta elevatória com cerca de 510 metros, vai permitir o encaminhamento dos efluentes provenientes das redes de saneamento da zona mais urbana de Mondim de Basto para tratamento adequado na ETAR de Britelo, localizada no concelho vizinho de Celorico de Basto.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais nas freguesias do Município de Mondim de Basto mais próximas da sede do concelho, proporcionando um serviço público de saneamento de águas residuais eficiente, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A AdNorte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, que integra o Município de Mondim de Basto, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined