Águas do Norte implementa projeto piloto para a instalação de contadores de água inteligentes


A Águas do Norte ultimou a instalação de um sistema piloto de telemetria, que contempla a incorporação de tecnologia inteligente em cerca de 800 contadores de água. O processo de instalação está concluído e deverá permitir a monitorização futura dos consumos diários que se verificam em de duas Zonas de Medição e Controlo (ZMC), localizadas na rede pública de abastecimento de água existente no Município de Amarante.

A implementação desta tecnologia de telemetria permite que os contadores de água fiquem ligados a equipamentos concentradores que, por sua vez, emitem as leituras para um sistema central, onde são recolhidas e processadas.
Com a utilização desta solução tecnológica, a Águas do Norte irá melhorar ainda mais o  serviço prestado aos seus utilizadores, no âmbito do Sistema de Águas da Região do Noroeste, sendo que, num futuro muito próximo, a faturação relativa ao fornecimento de água poderá deixar de ser realizada com base em estimativas, e a leitura manual, que atualmente é efetuada, deverá ser substituída por várias leituras realizadas ao longo do dia de forma remota e automática.

Deste modo, além da eliminação de situações de reclamação, a Águas do Norte poderá passar a dispor de condições para avisar no imediato os clientes/utilizadores logo que ocorram eventuais fugas na rede predial. Os mesmos clientes poderão também controlador os seus próprios consumos numa base diária, através do acesso a uma plataforma informática que lhes dará essa informação.
Por outro lado, será possível identificar mais facilmente as fraudes e os consumos ilícitos, podendo a Águas do Norte conseguir leituras em tempo real do consumo total na rede pública. Essa circunstância irá permitir detetar com maior celeridade as fugas nos sistemas, constituindo um importante mecanismo na luta contra as perdas de água.

Ao facultar a monitorização diária dos consumos nas Zonas de Medição e Controlo, a leitura remota facilita a deteção dos desvios e, consequentemente, a agilização das intervenções para reduzir as perdas de água.
Este projeto piloto insere-se na estratégia que a Águas do Norte tem vindo a desenvolver na implementação de sistemas e processos que apostem em tecnologias para a recolha de dados relativos aos serviços que presta, com o objetivo de os tornar mais inteligentes e consequentemente mais eficazes e eficientes.