Águas do Norte participa no Webinar da APDA


Neste período de contingência, a APDA tem organizado um conjunto de Webinar, dirigidos a comissões especializadas, denominados “Conversas com tema…”.

Incluído neste conjunto de sessões, a Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA) organizou uma palestra “A Gestão do sistema de abastecimento de água em tempo de pandemia”, subdividida em quatro painéis.
Estes quatro painéis abordaram aspetos como a evolução das roturas, a perceção e evolução das perdas, as leituras dos contadores domiciliários em campo versus telemetria e sistemas de monitorização, a evolução dos consumos, e a análise efetuada ao período de pandemia em que vivemos por um conjunto muito significativo de entidades gestoras.

A Águas do Norte foi convidada a integrar esta palestra, tendo a sua presença sido assegurada pelo colega Guilherme Santos, da Direção de Exploração e representante da nossa empresa na referida Comissão Especializada. Dada a sua vasta experiência nesta matéria, a sua comunicação, integrada no Tema1, abordou a análise das roturas e avarias na rede de distribuição dos sistemas de abastecimento de água, em baixa, assim como a consequente redução de perdas de água.

Após a dissertação sobre o tema, a principal conclusão a reter foi que, apesar de ter sido superada a época de confinamento com alguma normalidade, a necessidade de acelerar o processo de monitorização de caudais e pressões, bem como de proceder à substituição redes nas zonas críticas, é fundamental para conferir maior robustez aos sistemas de distribuição de água e desta forma poder-se diminuir a ocorrências de roturas e fugas de água, com implicações diretas nas perdas que se verificam no abastecimento de água.

De referir que a adesão a estas palestras foi excelente, tendo ocorrido mais de trezentas inscrições, demonstrando o interesse que este tipo de comunicações tem junto das diversas entidades gestoras e dos sectores ligados à gestão de sistemas de distribuição de água.