Águas do Norte implementa Plano de Igualdade de Género 2021


A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal é uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia, na âmbito da igualdade entre homens e mulheres, existindo atualmente um grande enfoque neste tema a nível nacional. Em Portugal, foi definida a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 20I8-2030 - Portugal + Igual, tendo sido definido um plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens, com objetivos, medidas concretas e respetivos indicadores.

Alinhado com esta estratégia, o Grupo Águas de Portugal estabeleceu uma Política de Igualdade de Género à qual a Águas do Norte vem dando resposta através da implementação de medidas tendentes a alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, eliminando discriminações e permitindo a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional. As organizações, no futuro próximo, devem encarar o desafio da conciliação de uma forma séria e estruturada, pois só assim é que será possível atrair e reter talento que lhes permita enfrentar os desafios da digitalização.

Desta forma, reconhecendo a importância e a mais-valia de uma participação equilibrada dos homens e das mulheres nas atividades profissionais bem como na vida familiar, e pretendendo dar o seu contributo ativo para a implementação das melhores práticas de promoção da igualdade na sociedade, a Águas do Norte aprovou o Plano de Igualdade de Género 2021, através do qual se visa promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os seus colaboradores, designadamente:

•    Uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena;
•    A realização de escolhas livres em todas as esferas da vida;
•    Uma melhor gestão do tempo profissional e pessoal;
•    O aumento da satisfação pessoal com repercussão positiva na produtividade;
•    A diminuição do absentismo;
•    Um melhor clima dentro da organização.