Águas do Norte dá início à execução da empreitada do intercetor do Tâmega


A Águas do Norte vai iniciar à empreitada de execução do intercetor do Tâmega, no Município de Amarante, na sequência da adjudicação à empresa Amydra Construções, Lda.. O investimento, no valor de cerca de 1,1 milhões de euros, tem o prazo de execução de 420 dias.

A execução da empreitada visa a instalação de um intercetor gravítico na zona ribeirinha da cidade de Amarante, com uma extensão aproximada de 675 metros, que vai permitir a travessia sob o leito do rio Tâmega, através de um sifão invertido. Os trabalhos incluem ainda a construção de uma câmara de retenção de areias a montante da travessia e de diversos trabalhos auxiliares de proteção da margem esquerda do rio Tâmega, tendo em consideração os fenómenos de erosão que se verificam entre a Ponte de São Gonçalo e o açude localizado a jusante da mesma.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende resolver definitivamente os problemas que ocasionalmente, em dias de maior pluviosidade, se verificam na estação elevatória existente junto à referida Ponte, que será desativada, o que permitirá uma melhor preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, que integra o Município de Amarante, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, que abrange os Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.