Ampliação e reabilitação do edifício da estufa de secagem de lamas da ETA de Areias de Vilar


A Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada de ampliação e reabilitação do edifício da estufa de secagem de lamas da ETA de Areias de Vilar, em Barcelos. O investimento, com o valor de cerca 350 mil euros, foi adjudicado à empresa MWT- Metalworking Technologies, Lda, e tem um prazo de execução de 300 dias.

A ampliação e reabilitação do edifício da estufa de secagem de lamas da ETA de Areias de Vilar será construída numa base impermeável de betão armado, com painéis translúcidos e uma estrutura metálica, o que permitirá uma adequada monitorização da respetiva temperatura interior.

O processo de secagem solar de lamas é fundamental na estratégia global da gestão das lamas produzidas na ETA de Areias de Vilar, atendendo à enorme redução de volume do produto final por evaporação da água contida nas lamas, à sua elevada qualidade/estrutura, com potencial fertilizante agrícola e potencial calorífico viabilizando a sua aplicação como combustível.
 
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined