Remodelação da ETAR de Viana do Castelo com investimento de 3,5 milhões de euros


A Águas do Norte abriu um concurso público, no valor de 3,5 milhões de euros, para a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Viana do Castelo – Cidade, tendo o respetivo anúncio sido publicado hoje em Diário da República.

A intervenção a realizar por esta entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal visa a remodelação da ETAR de Viana do Castelo - Cidade, intervindo não só nos respetivos órgãos de tratamento, como também na remodelação e ampliação do edifício de exploração. O prazo de execução da obra é de 910 dias.

O subsistema de saneamento de Viana do Castelo serve as freguesias de Portuzelo, Outeiro, Perre, Meadela, Santa Maria Maior, Monserrate, Areosa e Carreço, do mesmo concelho, sendo composto por uma ETAR, seis Estações Elevatórias (Meadela, Praça de Touros, 5 de Outubro, Praia Norte, Areosa, e Carreço), e um sistema intercetor com uma extensão de cerca de 17km.

A ETAR entrou em funcionamento em 1999, tendo já sido alvo de intervenção de beneficiação/remodelação em 2005, cofinanciada pelo Fundo de Coesão. A instalação está dimensionada para o tratamento dos efluentes correspondentes a cerca de 45.000 habitantes-equivalentes, possuindo uma capacidade máxima de tratamento de 8.580 m3/d. O respetivo processo de tratamento recorre a um método de lamas ativadas em arejamento convencional.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined