Águas do Norte leva a Educação Ambiental ao Município de Barcelos


No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Florestas, uma turma do 4º ano da EB.1 de Vila Frescainha S. Pedro, no Município de Barcelos, esteve hoje, no Parque da Cidade, em Barcelos, a participar em várias atividades, entre as quais a plantação de várias árvores. A iniciativa incluiu também a sensibilização para a importância da água: captação, tratamento e distribuição, tendo as Águas do Norte como parceiro nesta ação.

Uma viagem muito interativa e animada, pelo Valor da Água e pelas estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR), esta oficina experimental promove a formação e capacitação para toda a comunidade escolar de modo a reforçar a consciência ambiental e estimular a criatividade, a comunicação e a participação ativa de todos para a preservação do ambiente e da biodiversidade. O maior destaque foi a observação de uma amostra de água doce, através de um microscópio, o que permitiu a observação de diferentes famílias de microorganismos existentes na água. Aproveitando a análise das imagens apresentadas, foi igualmente realçada a importância destes seres vivos para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, para a necessidade de desinfeção da água da rede pública e para a atual situação pandémica de Portugal e do Mundo.

Marcaram presença na sessão de hoje cerca de 30 jovens participantes, tendo os intervenientes manifestado ao longo desta "viagem" todo o seu entusiasmo e interesse, não só nos temas associados ao ambiente e à sustentabilidade, como também na importância que o comportamento e o contributo de cada um pode trazer para a sua preservação, nomeadamente na realização de pequenos gestos como não colocar lixo no chão ou pela sanita abaixo.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined