Águas do Norte assinala o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação


A cerimónia de comemoração do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação realizou-se ontem, quinta-feira, 21 de abril, na sede da Águas do Norte.
 
Esta cerimónia, que foi igualmente transmitida em “direto” através dos meios telemáticos, incluiu não só a entrega dos Selos de Certificação em Sistemas de Gestão em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, atribuídos à Águas do Norte pela respetiva empresa certificadora - SGS, como também dos prémios relativos à 2ª edição do concurso “Uma Gota, Uma Ideia”, uma iniciativa que tem vindo a ser promovida pela área de inovação da empresa e que é especialmente dirigida aos seus trabalhadores.

Na sessão, que contou com uma vasta participação on-line, foram conhecidos os vencedores da 2.ª edição do referido concurso, tendo sido premiados os melhores projetos de inovação de entre as inúmeras propostas que foram submetidas internamente por um elevado número de trabalhadores.

Foram assim apresentadas e distinguidas as três ideias finalistas, tendo o primeiro prémio sido atribuído ao projeto “Política dos 5R’s das UPS”, apresentado a concurso pelos colegas Benjamim Carpinteiro, Carlos Afonso e Isabel Lopes. O projeto o projeto denominado “Balanço Hídrico online/tempo real de um subsistema de abastecimento de água”, classificado em segundo lugar, foi apresentado pela equipa constituída pelo Duarte Silva, Ricardo Carneiro, Maria Coelho, Helena Lemos, Luís Picotez, ficando a proposta elaborada pela Isabel Pereira e pela Sónia Jesus, designada como “Mais sorrisos com menos energia”, na terceira posição.
 
De salientar ainda que houve lugar à atribuição de menções honrosas a mais dezasseis das propostas apresentadas e que todos os participantes no concurso de ideias receberam um diploma de participação.

Com a realização deste programa, que terá continuidade nos próximos anos, a Águas do Norte pretende promover não só a criatividade e a capacidade de todos os seus trabalhadores para a criação de valor para a empresa, como também apoiar o desenvolvimento de pequenos projetos, medidas e ações que visem a melhoria e eficiência dos processos. Pretende-se que esta iniciativa seja ainda uma referência no setor e um instrumento de promoção da valorização do conhecimento e de proximidade entre todos os trabalhadores desta empresa, que é simultaneamente a concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, e a entidade gestora do sistema de águas da Região do Noroeste, em baixa.

A cerimónia, que foi aberta pelo Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale contou com a participação de Hugo de Sousa, Managing Partner do Instituto KAIZEN, cuja intervenção teve como foco os “3 Passos para proteger a sua organização contra disrupções”, e de Nuno Lourinho, Commercial Manager Knowledge da SGS Portugal SA, tendo sido encerrada por Nuno Brôco, Presidente do Conselho de Administração da AdP VALOR, que abordou o tema “Desafios de inovação no setor da água”.


undefined

undefined

undefined

undefined

undefined