Águas do Norte investe 1,9 milhões de euros no município de Fafe


A Águas do Norte vai iniciar a construção de redes de saneamento no município de Fafe, na sequência da adjudicação da respetiva empreitada à empresa Irmãos Moreiras S.A.. O investimento, no valor de cerca de 1,9 milhões de euros, tem o prazo de execução de 539 dias.

Os trabalhos a realizar incluem a construção de redes de drenagem que irão servir uma parte das freguesias de Arões (Santa Cristina), Arões (São Romão), Cepães, Fafe, Medelo, Fornelos, Silvares (Santa Cristina), Golães, Ribeiros e São Gens, pertencentes ao município de Fafe, e a execução de 775 ramais domiciliários de saneamento, tendo como destino final a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Serzedo.

Com a execução desta infraestrutura a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias do município de Fafe, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Esta empreitada é cofinanciada no âmbito da candidatura “POCI-07-62H1-FEDER-181416 - Apoio à transição climática - investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais em sistemas de baixa”, tem um apoio comunitário aprovado de 1,6 milhões de euros e é executada pela Águas do Norte enquanto Entidade Gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, no qual o Município de Fafe se encontra integrado na componente de saneamento de águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined