A Águas do Norte assinalou no dia 2 de junho o Dia das Barragens


Assinalou-se ontem, 2 de junho, o Dia das Barragens e a Águas do Norte promoveu uma sessão de trabalho com a participação das empresas participadas do Grupo AdP, com o objetivo de partilhar experiências e desafios nos casos práticos na gestão das Barragens. Também nesta jornada foram apresentadas as soluções do Grupo na área da Digitalização.

A reunião de trabalho, que decorreu na ETA do Balsemão, no Município de Lamego, contou com a participação de cerca de 40 convidados, dos quais 20 de forma presencial e cerca de 20 em modo online, tendo sido aberta pelo Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale e pela Administradora Executiva da AdP VALOR, Ana Margarida Luís.
Após as breves notas de abertura deu-se início à sessão de trabalho com uma apresentação relativa às “Barragens do grupo; principais atores na gestão de barragens; protocolo com o LNEC”, tema apresentado por Sotero Ribeiro, da AdP VALOR.

“Arquivo técnico, observação, reporte. O caso da barragem de Odelouca” foi o segundo tema a ser apresentado por Marisa Viriato, da Águas do Algarve. Sofia Gonçalves, da Águas do Norte, falou sobre a “TRE e responsabilidades, constituição das equipas internas. A experiência e organização da Área de Barragens na Águas do Norte”, sendo de seguida apresentados os “Estudos, projetos e obras de reparação ou reabilitação. O caso das barragens de Corgas e Penha Garcia”, por Paulo Andrade, da Águas do Vale do Tejo. “Gestão dos níveis da albufeira e alterações climáticas; PEI. O caso da barragem de Odelouca”, foi o tema apresentado por Marisa Viriato, da Águas do Algarve.

Ainda da parte da manhã, Francisco Serranito, da Águas do Vale do Tejo, apresentou “ O caso da Apartadura”, após o qual Frederico Lopes, da Águas do Norte e Sotero Ribeiro da AdP VALOR, falaram sobre o “Desenvolvimentos e ponto de situação das ferramentas informáticas da Águas do Norte e AdP VALOR; outras ferramentas disponíveis no mercado”.
Já no início da tarde, José Boal Paixão, da Águas do Norte, apresentou “O caso da intervenção na Barragem da Pretarouca”.
Após a conclusão dos trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Barragem de Pretarouca, na qual tiveram a oportunidade de verificar in-loco a intervenção que recentemente foi efetuada nesta infraestrutura.

undefined