Águas do Norte e mais de 2.000 alunos “abraçaram” a biodiversidade em Arcos de Valdevez


O Município de Arcos de Valdevez, e em parceria com a Águas do Norte, a Junta de freguesia de Sistelo e o Agrupamento de Escolas de Valdevez, através do seu Programa Eco-Escolas, promoveram ao longo do mês de Junho, ações de sensibilização ambiental para mais de 2.000 alunos do concelho.

Os mais novos, acompanhados dos respetivos educadores e auxiliares, deslocaram-se ao Centro Interpretativo da Paisagem Cultural, em Sistelo para participarem nas ações de sensibilização ambiental.
Foram também realizadas ações de sensibilização ambiental, promovidas pela Águas do Norte, através da visualização de um filme temático e jogos de chão, mais vocacionados para o público escolar mais infantil.

Ao longo dos vários dias de atividades foi possível a participação dos mais novos em diversas ações que passaram pela visita ao Centro Interpretativo onde, através dos recursos multimédia aí existentes, se foram identificando e interpretando um conjunto diverso de valores naturais, com destaque para a paisagem dos socalcos de Sistelo e a biodiversidade do rio Vez, a qual é suporte de um conjunto de habitats e de espécimes da fauna e da flora, alguns dos quais protegidos.

Com esta iniciativa pretendeu-se sensibilizar as crianças e os jovens participantes para as questões ambientais e para a valorização das nossas riquezas ambientais, como o Parque Nacional da Peneda Gerês, os rios e florestas, tornando-os participantes mais ativos na proteção dos recursos naturais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined