Águas do Norte inicia execução da segunda fase do Intercetor de Laúndos, no município da Póvoa de Varzim


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução do Intercetor de Laúndos Nascente e Estações Elevatórias de Laúndos e Ciclovia, no município da Póvoa de Varzim, na sequência da respetiva adjudicação à empresa Boaventura & Boaventura, S.A.. O investimento, no valor de cerca de 600 mil euros, tem o prazo de execução de 10 meses.

Esta empreitada corresponde à segunda parte do projeto que permite substituir parte do sistema elevatório do litoral norte da Póvoa de Varzim por um sistema mais interior, utilizando o corredor da antiga linha de caminho-de-ferro, agora transformado em Ciclovia. O projeto global, que foi dividido em três fases, possui quatro intercetores gravíticos numa extensão total de cerca 7.130 metros, bem como, quatro sistemas elevatórios (EE de Laúndos, EE Ciclovia e EEs 25 de Abril 1 e 2), estando a primeira fase dos respetivos trabalhos já executada

Com a entrada em funcionamento deste sistema intercetor, será possível reduzir significativamente o volume de efluente a encaminhar para tratamento na ETAR do Ave através do sistema elevatório do litoral norte da Póvoa de Varzim, sendo igualmente possível proceder à desativação da ETAR de Laúndos, localizada na respetiva Zona Industrial.

Com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende melhorar o serviço de recolha e tratamento de águas residuais que presta ao município da Póvoa de Varzim no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined