Extensão do âmbito da Certificação de Responsabilidade Social - SA 8000 ao Sistema de Águas da Região do Noroeste


No decorrer da auditoria externa realizada pela SGS Portugal ao Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, ocorrida entre os dias 20 e 26 junho, a Águas do Norte procedeu com sucesso à extensão do âmbito da certificação SA8000 ao Sistema de Águas da Região do Noroeste (SARN), que inclui a atividade em “baixa” desenvolvida por esta empresa.

Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização tem em consideração o impacto social das suas operações, assim como as condições sob as quais os seus trabalhadores, parceiros e fornecedores trabalham.

Desde a sua constituição, a Águas do Norte era já certificada pela Norma SA 8000 – Responsabilidade Social no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, assumindo compromissos sociais que estão refletidos na sua Política de Gestão, nomeadamente os que dizem respeito à garantia das condições de trabalho mais adequadas, de modo a fazer face às exigências em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho.

Desta forma, como o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social estava implementado em toda a organização, , e dada a sua maturidade, a extensão do âmbito da sua certificação às atividades em “baixa”, foi um processo evolutivo natural e ambicionado por todos.

A extensão do âmbito da certificação SA 8000 ao Sistema de Águas da Região do Noroeste, é uma mais-valia para a Águas do Norte, contribuindo para a uniformização de práticas e, acima de tudo, para a melhoria das condições de trabalho e da motivação dos trabalhadores afetos a esta atividade.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.