Águas do Norte implementa interface da gestão centralizada dos dados operacionais na Direção de Exploração


A Águas do Norte, através da sua Direção de Exploração (DEX), implementou recentemente um interface que permite a gestão centralizada dos seus dados operacionais. A Direção de Exploração, para além de procurar realizar os processos produtivos, tratamento de água para abastecimento e de tratamento de águas residuais, com eficácia, fiabilidade e inovação, tem também como principal objetivo a maior eficiência possível.

Assim, e tendo consciência que este é um caminho que requer um compromisso entre a otimização de recursos e a garantia dos requisitos de um serviço público essencial, o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento adequado das águas residuais e a sua posterior devolução ao meio hídrico, com vista à promoção da qualidade do meio ambiente, a Águas do Norte desenvolveu um conjunto de ferramentas que lhe vai permitir desenvolver a sua atividade com maior eficiência.

Partindo da máxima de que apenas se consegue melhorar aquilo que se consegue medir, e indo além do que é reporte de indicadores de avaliação de desempenho, promoveu-se o processo de consolidação e uniformização de informação de suporte à gestão.

Assim, procuraram-se superar alguns desafios importantes:

•    Harmonizar a nomenclatura utilizada na denominação das instalações – ou seja, que seja utilizada uma linguagem comum por todas as áreas da empresa (com base na analítica e códigos de localização funcional), evitando nomes correntes que muitas vezes são indevidamente utilizados;
•    Que a informação base pudesse estar agregada de modo a responder a todas as solicitações externas (ex.: Municípios, Concedente, ERSAR, AdP, etc.);
•    Que essa informação não criasse entropia nas equipas, já que há registos operacionais que ainda são carregados de forma diferenciada nas várias instalações da empresa e há “tipos” de registos carregados em plataformas distintas – situação que está em desenvolvimento e que permitirá, a médio prazo, automatizar o processo de recolha de dados e geração de informação;
•    Que essa informação permitisse também construir indicadores de eficiência internos, representativos da realidade da Águas do Norte;
•    Criar histórico no novo contexto da empresa, de modo a permitir definir metas de desempenho realistas;
•    Usar estes indicadores como ferramenta de gestão, necessária aos diversos Centros de Exploração distribuídos por todo o território que é servido pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, permitindo ao mesmo tempo conhecer o desempenho global da empresa e o papel de cada Centro de Exploração e de cada instalação no cenário global;
•    Ter esta informação disponível para consulta de toda a empresa, e também externamente;
•    Fazer benchmarking interno e com entidades externas à Águas do Norte.

Depois de iniciado o processo, e tendo 2017 como ano zero de estruturação, foi possível já em 2018 ter informação com um grau de consolidação que permite ter esse ano como referência e como ponto de partida, para criação de histórico à luz do objetivo inicial e que no presente ano de 2019 se encontra em fase de consolidação.