Águas do Norte comemora o Dia Mundial da Água com várias ações de Educação Ambiental


A programação de ações de educação ambiental, para assinalar o Dia Mundial da Água, tem como destinatários os alunos dos vários ciclos de escolaridade dos 66 Municípios em que a Águas do Norte presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. A realização das diversas atividades teve o seu início no dia 18 de março, em Torre de Moncorvo, com uma Oficina Experimental de Educação Ambiental – “O Valor da Água”, para cerca de 100 alunos do 1º ciclo.

No dia 19 de março, cerca de 300 alunos do pré-escolar do Município do Peso da Régua, puderam igualmente assistir a uma sessão de sensibilização para o valor da água, designada como as “Fábricas de Água”. No dia 20 de março, para comemorar devidamente o Dia Mundial da Água, vai ter lugar uma Oficina Experimental de Educação Ambiental - Ciências, a realizar online, que irá ainda incluir não só a apresentação de um EBook “A Torneira de Ideias”, como também uma Visita Virtual a uma ETA – Estação de Tratamento de Água, e que vai juntar cerca de 8000 alunos dos 1.º, 2.º 2 3.º ciclos do ensino básico.  

Para ser assinalado o Dia Internacional das Florestas e Dia o Mundial da Água, vai igualmente ser realizada em Barcelos, para cerca de 100 alunos do 1º ciclo, uma ação ambiental que envolverá também uma palestra sobre as plantas invasoras no rio Cávado. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, para além de uma Palestra sobre a importância do tratamento de águas residuais, que se vai realizar na Escola Secundária de Amarante para 150 alunos do ensino secundário, irá ainda ter lugar, no Município do Baião, uma Oficina Experimental – “O Valor da Água” para cerca de 100 alunos do primeiro ciclo. No mesmo dia, no Município de Vizela, vai decorrer uma Palestra sobre o Valor da Água, para 30 participantes da Universidade Sénior. Por outro lado, decorrerá ainda em Mirandela, no dia 22 de março, uma Visita às “Fábricas de Água” para cerca de 200 alunos do 3º ciclo.      

O Dia Mundial da Água, lembra o facto de o abastecimento de água e o saneamento básico se constituírem como direitos fundamentais de toda a população, contribuindo de forma decisiva para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico e social, e que a privação destes serviços constitui uma ameaça à saúde. A Águas do Norte, no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta, e da Parceria do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, cumpre assim a sua missão de levar à sua comunidade as celebrações do Dia Mundial da Água, através de ações de educação e sensibilização ambiental.

undefined