Águas do Norte mantêm aposta na eficiência energética através da instalação de centrais fotovoltaicas


A Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada de conceção/construção de centrais fotovoltaicas para autoconsumo. A execução desta empreitada tem como objetivo a instalação de centrais fotovoltaicas destinadas à produção de energia elétrica para autoconsumo em diversas infraestruturas de tratamento de água, que integram o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.

O investimento, com o valor total de cerca 1 milhão de EUR, e um prazo de execução de 1014 dias, foi adjudicado à empresa DST, deverá permitir uma redução substancial dos consumos energéticos desta emprese a consequente diminuição dos respetivos custos operacionais.

A empreitada compreende a conceção e a construção de centrais fotovoltaicas em dois lotes, sendo um referente à instalação destes equipamentos nas Estações de Tratamento de Água do Rabagão, da Lapela, de S. Jorge e da Queimadela, e o outro relativo à beneficiação da Estação Elevatória de Barradas/Cerite.

A instalação destas novas infraestruturas de produção de energia elétrica é executada no âmbito da consecução dos objetivos patentes no Programa de Neutralidade Energética ZERO, através do qual o Grupo Águas de Portugal prevê atingir a neutralidade energética no prazo de 10 anos, assente numa estratégia continuada de redução de consumos e de aumento da produção própria de energia 100% renovável. Neste sentido, esta primeira fase de instalação de centrais fotovoltaicas associadas a diversas infraestruturas do sistema multimunicipal reveste-se de fundamental importância na implementação dos objetivos previstos no referido plano.

undefined

undefined

undefined

undefined

undefined