Águas do Norte é finalista do Prémio KAIZEN, com o projeto GREENValue


Os prémios KAIZEN™ distinguem, desde 2011, os projetos nacionais que se destacam nas áreas da inovação, excelência, crescimento e rentabilidade, sendo promovido pelo Kaizen Institute. Este ano, a Águas do Norte, empresa concessionaria do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e também, em simultâneo, a entidade gestora do sistema de águas da Região do Noroeste, em “baixa”, foi novamente selecionada como uma das finalistas para o Prémio Kaizen, que distingue as organizações que sejam exemplo de boas práticas na melhoria contínua nos seus modelos de negócio.
Neste caso, a sua 14ª Edição está agendada para o dia 20 de maio, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

O projeto GREENValue, apresentado pela Águas do Norte, teve como principal objetivo o restauro ecológico de terrenos florestais em risco de desertificação do Concelho de Alfândega da Fé. Neste contexto, o consórcio GREENValue colocou no terreno a realização de um ensaio através da plantação/ rearborização de 4 espécies arbóreas (2 espécies folhosas – sobreiro e azinheira e 2 espécie resinosa – pinheiro-manso e pinheiro-bravo), bem conhecidas pela sua adaptabilidade a este tipo de ecossistemas.

O projeto pretendeu ainda apostar na valorização direta de Lamas (Biossólidos), provenientes das ETAR da Águas do Norte, tratadas através de estabilização com óxido de cálcio ede técnicas de compostagem, com o objetivo de melhorar a qualidade do solo e a sua capacidade para fornecer nutrientes aos ecossistemas, nomeadamente ao nível da manutenção e desenvolvimento do coberto vegetal. 
Além do estudo das lamas das ETAR, pretendeu-se ainda estudar a utilização de águas residuais tratadas (ApR) na rega prevista numa primeira fase de plantação das culturas na floresta, através de ensaios preliminares de bancada.

Com o objetivo de promover a economia circular, o consórcio GREENValue pretendeu validar a aplicação florestal destes subprodutos, conferindo-lhes valor acrescentado e permitindo mitigar dois problemas ambientais atuais: 1) a perda de qualidade dos solos e consequente processo de desertificação e 2) o destino e valorização de grandes quantidades subprodutos provenientes das ETAR.

O projeto GREENValue foi promovido por um consórcio composto por 7 entidades: duas empresas – Águas do Norte e Resíduos do Nordeste, uma entidade não empresarial do sistema de I&I – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e quatro organismos da administração pública – o Município de Alfândega da Fé e as Uniões de Freguesia de Pombal e Vales, de Gebelim e Soeima e de Ferradosa e Sendim da Serra.

undefined