Workshop da Águas do Norte com 200 inscritos


A Águas do Norte, em parceria com a Águas de Viseu, realizou no passado dia 7 de fevereiro, no Auditório do Instituto Politécnico de Viseu, um workshop sobre o tema “Tecnologias Membranares – Um Instrumento Valioso na Gestão do Ciclo Urbano da Água”.

O workshop, que na sessão de abertura teve a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, contou ainda com oradores e palestrantes de diversos países, nomeadamente Espanha, Áustria, Polónia, Singapura e Portugal, em representação das principais empresas do setor integradas no mercado internacional, destacando-se os representantes da entidade gestora dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de Singapura, que estiveram presentes através de videoconferência.

undefined

O evento, que se revelou um sucesso devido à elevada participação e ao interesse que a temática abordada despertou junto das diversas entidades gestoras nacionais de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, acabou por ser uma franca troca de ideias e experiências entre os cerca de 200 participantes inscritos.

undefined

Participaram na partilha de experiências representantes de empresas nacionais e multinacionais de referência deste sector.

Estiverem ainda presentes entidades que tutelam esta atividade.

Integrado no workshop, foi ainda realizada uma visita guiada à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Viseu Sul, que é a maior instalação com tecnologia MBR existente em Portugal.

undefined

Na Sessão de abertura tomaram a palavra o presidente do conselho de administração da Águas do Norte, Eduardo Andrade Gomes, o vice-presidente do conselho de administração da Águas de Viseu, João Paulo Gouveia e finalmente o secretário de estado do ambiente, Carlos Martins.

Durante o evento, que decorreu ao longo de todo o dia, foram exibidas variadas apresentações técnicas, agrupadas em três sessões, tendo nas mesmas sido abordados os temas associados ao tratamento de água, não só água potável para abastecimento público, mas também de águas residuais para eventual reutilização, abrangendo as mais variadas áreas de atuação e versando sobre temas que estão presentes no dia-a-dia da gestão das empresas do setor.

De forma muito resumida, indicam-se a seguir os vários temas apresentados, assim como a os respetivos participantes:

•    A experiência de reciclagem de água residual tratada em Singapura - o Projeto “NewWater”
(PUB - Singapore's National Water Agency - Chee Meng Pang)
Esta apresentação, efetuada por videoconferência, visou a partilha da experiência da reutilização da água residual tratada em Singapura, modelo único no mundo e que se projeta como um exemplo para outras entidades gestoras.


•    Uma Visão Macro Sobre as Tecnologias Membranares no Atual Contexto
(Águas do Norte - Pedro Bastos)
Esta apresentação teve por objetivo fundamental dar a conhecer uma panorâmica das tecnologias ao dispor das entidades gestoras e partilhar a experiência adquirida pela Águas do Norte na operação de reutilização de água tratada na ETAR de Viseu Sul.

    
•    A Experiência de Reutilização de Água Ozonizada da ETAR de Viseu Sul
(Águas do Norte/ EPAL - Maria João Benoliel)
Como complemento à apresentação anterior, foi apresentado um conjunto de resultados analíticos associados à operação de reutilização de água tratada na ETAR de Viseu-Sul, tendo sido efetuadas importantes considerações sobre estudos complementares que importa desenvolver neste âmbito.


•    Principais Instalações em Várias Geografias
(Grupo Suez - João Farinha/ Luis Urrutia)
Esta apresentação visou apresentar o portfólio de tecnologias de uma multinacional para um conjunto muito alargado de soluções e problemas de qualidade e quantidade de água.


•    Soluções à Medida em Países com Elevada Escassez de Água
(Moinhos Água e Ambiente - António Torres/ Cátia Faria)
A apresentação permitiu divulgar uma experiência multinacional bem-sucedida de uma empresa portuguesa, que recorre a tecnologia de membranas para a implementação de soluções em vários pontos do globo.
    
    
•    MBR Municipal e Industrial. Experiência em Operação e Otimização de Processos
(Symbiona - Wojciech Pietraszek)
A apresentação desta multinacional centrou-se em processos de reutilização e na otimização das tecnologias membranares em mercados maduros e exigentes.


•    A Reconversão de ETAR existentes em Unidades Geradoras de Recursos
(Aquasmart/ SFC Umwelttechnik GmbH - Luís Marinheiro/ Simon Jabornig)
A apresentação desta multinacional centrou-se em processos de reabilitação de ETAR recorrendo a tecnologias membranares que têm caraterísticas específicas altamente modulares.


•    Custos de Investimento e Exploração de Soluções Membranares
(Cadagua - Carlos Vaño Valero)
A empresa que construiu a ETAR de Viseu Sul forneceu uma panorâmica da gestão de uma ETAR do tipo MBR e da elevada eficiência energética e operacional que permitem, de acordo com vários anos de experiência de exploração.


•    ETAR de Viseu - Sul, uma ETAR Geradora de Recursos
(Águas de Viseu - Joel Soares)

A Águas do Viseu apresentou o projeto da ETAR de Viseu – Sul e das respetivas fases de conceção, de construção e de exploração.


•    Uma ETA da Nova Geração
(Vimágua - Sofia Bragança)
A Vimágua efetuou uma apresentação partilhando a experiência da construção e exploração da ETA que abastece a cidade de Guimarães e das enormes mais-valias que esta unidade tem representado.


•    A Experiência do Grupo AdP – As ETA de Valongo, Aldeia Velha e Vale Vilão
(Águas do Vale do Tejo - Tânia Miranda)
A Águas do Vale do Tejo apresentou as ETA de Valongo, Aldeia Velha e Vale Vilão e as principais razões para a sua remodelação recorrendo a soluções membranares, salientando importantes aspetos de operação e manutenção das mesmas.


Apresentações

•    Membranas Águas do Norte, SA
•    Apresentação Membranas EPAL, SA
•    AdP Membranas Suez Strategic Partner
•    Moinhos Água e Ambiente Reutilização de Efluentes
•    C-MEM Presentation Aquasmart SFC
•    CADAGUA - Apresentação MBR
•    Apresentação dados ETAR VISEU
•    Apresentação MBR
•    Tecnologias de Membranas ETA Prazins